os encontros do DeVIR são um festival temático, de âmbito internacional, que tem o seu enfoque no Algarve e em questões sociais e ambientais deste território. Envolve a comunidade regional e criadores nacionais e internacionais das áreas das artes do espetáculo, da imagem, da escrita, das ciências sociais e de outras áreas científicas, estabelecendo pontes de comunicação entre TODOS.
Tornou-se evidente que a mitigação de qualquer questão relativa ao ambiente e aos direitos humanos deve assentar no binómio local/global. Nesse sentido, continuamos a considerar que é da maior importância, manter, reforçar e adaptar um trabalho que vem sendo desenvolvido, focado na leitura de questões locais de âmbito socioambiental e político, que urge continuar a serem pensadas, discutidas e tratadas por TODOS, até mesmo por quem vivencia/(re)conhece os mesmos problemas noutras latitudes.
contagem decrescente pelo FUTURO
melhor + verde + resiliente + criativo + saudável + próspero + justo + equitativo.
countdown.ted.com
encontros do DeVIR um mês p’lo FUTURO
Em 2022 este festival tem um formato híbrido, que se divide em 2 tempos: de 14 de Março a 14 de Abril (alunos do 2º e 3º ciclos de Quarteira), e de 3 Nov a 3 Dezembro (estudantes do ensino secundário de Loulé, Faro e Quarteira e público adulto). Contempla ações presenciais no contexto escolar, espetáculos para todo o público, mas também uma plataforma digital de divulgação ARTEPENSAMENTO&informação.
Tendo a Arte como suporte de comunicação e sensibilização, queremos contribuir para alertar, para estimular a reflexão e ação e promover a criação de pensamento crítico sobre o Futuro da Vida no Planeta, facilitando vídeos curtos, intervenções artísticas que resultam de leituras do Mundo por criadores nacionais e internacionais, nas áreas das Artes Performativas, documentário e animação e imagens de fotografia, BDs, Arte Urbana e cartoons, bem como informações p’lo futuro. Pretende-se facilitar tanto o acesso a registos de vídeo de pendor informativo e científico, como a excertos de produções artísticas que se enquadram no ARTIVISMO como movimento e vertente de expressão. Queremos contribuir para a capacitação e o envolvimento de TODOS, no que se refere a questões comuns relativas à CRISE CLIMÁTICA e aos DIREITOS HUMANOS, as quais carecem do empoderamento dos cidadãos, face a uma classe de decisores políticos e económicos que mantém uma postura apenas reativa, apesar dos apelos dos cientistas, assentes em evidências irrefutáveis. Importa o empenhamento de TODOS na defesa de um futuro que seja promissor, muito em particular para os mais novos, são eles um elemento importante na comunicação e ação por um futuro auspicioso, que lhes pertence e a que têm direito.